domingo, 27 de fevereiro de 2022

PRESERVA A TI PRÓPRIO

 50
PRESERVA A TI PRÓPRIO

Vai, e não peques mais.

Jesus (JOÃO, 8:11).

A semente valiosa que não ajudas, pode perder-se.

A árvore tenra que não proteges, permanece exposta à destruição. A fonte que não amparas, poderá secar-se.

A água que não distribuis, forma pântanos. O fruto não aproveitado, apodrece.

A terra boa que não defendes, é asfixiada pela erva inútil. A enxada que não utilizas, cria ferrugem.

As flores que não cultivas, nem sempre se repetem. O amigo que não conservas, foge do teu caminho.

A medicação que não respeitas na dosagem e na oportunidade que lhe dizem respeito, não te beneficia o campo orgânico.

Assim também é a Graça divina.

Se não guardas o favor do Alto, respeitando-o em ti mesmo, se não usas os conhecimentos elevados que recebes para benefício da própria felicidade, se não prezas a contribuição que te vem de cima, não te vale a dedicação dos mensageiros espirituais. Debalde improvisarão eles milagres de amor e paciência, na solução de teus problemas, porque sem a adesão de tua vontade, ao programa regenerativo, todas as medidas salvadoras resultarão imprestáveis.

“Vai, e não peques mais.”

O ensinamento de Jesus é suficiente e expressivo.

O Médico divino proporciona a cura, mas se não a conservamos, dentro de nós, ninguém poderá prever a extensão e as consequências dos novos desequilíbrios que nos sitiarão a invigilância.

NOSSA REFLEXÃO

Esta mensagem de Emmanuel, é muito oportuna para todos nós Espíritos em provas, pois esta é a nossa condição em um planeta de provas e expiações.[1]

Esta passagem evangélica se refere ao episódio da mulher adúltera trazida a Jesus, pelos escribas e fariseus, no sentido de lhe comprometer com a Lei e, assim, terem motivos para condená-lo (JOÃO, 8: 3 a 11)[2]. Mas Emmanuel o tira do contexto, que seria do julgamento ao semelhante, para nos ensinar a nos preservarmos de nossas tendências contrárias a Lei de Deus.

Então, necessário se faz que nós tenhamos a fé que somos assistidos por Deus, Jesus Cristo, nosso Anjo da Guarda e tantos outros Espirito amigos e familiares. Estes últimos fazem o que sua condição espiritual permite. Mas Emmanuel, nesta mensagem nos lembra que, por mais que sejamos assistidos por irmãos que podem nos orientar, se não fizermos nossa parte, de nada valerá o concursos deles em nosso favor.

Diz, Emmanuel:

“Vai, e não peques mais.” O ensinamento de Jesus é suficiente e expressivo. O Médico divino proporciona a cura, mas se não a conservamos, dentro de nós, ninguém poderá prever a extensão e as conseqüências dos novos desequilíbrios que nos sitiarão a invigilância.

 

Esta discussão tem paralelo com a necessidade de não cairmos em tentações ou adoecer novamente, depois de uma cura. No livro Fonte Viva (por Chico Xavier), Emmanuel as discute nas mensagens intituladas, respectivamente: Vigiemos e Oremos e Estás doente?.[3]

Então, sejamos cuidadosos com os nossos pensamentos, pois neles estão as raízes de nossas quedas, doenças e todos os nossos revezes de nossa vida.

Que Deus nos ajude.

Domício.


[1] Vide sobre a categorias do mundos habitados no universo em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. III, itens 3 a 7.
[2] Vide a dissertação de A. Kardec sobre a lição deixada por Jesus em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. X, item 13.
[3]
Vida a mensagem no blog Fonte Viva, clicando nos link dos títulos, acima, e aprecie nossa reflexão, com base na Doutrina Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário